Frango Tandoori com abobrinha

em

Frango Tandoori com abobrinha

Não é porque gostamos de cozinhar que necessariamente estamos sempre afim de preparar algo elaborado. Por outro lado, na hora daquela fome repentina não precisa ser sempre ovo frito ou macarrão ao sugo para resolver o problema. Foi nessa busca pelo meio termo que chegamos à cozinha asiática, mais precisamente à esta receita.Com inúmeros temperos e ingredientes usados em diversos países orientais, esta cozinha não é só diversa, mas também rica em sabor.E é essa diversidade que torna o fato de cozinhar esse tipo de prato mais fácil. A receita de frango tandoori com abobrinha é derivada de um tipo de prato da cozinha asiática que mantém sempre  a mesma base: arroz, algum tipo de carne, vegetais, especiarias e o leite de coco.

Os tipos de carne da cozinha oriental variam de país para país. Os mais comuns são frango, pato, porco, boi, cordeiro, frutos do mar e camarão, estes podendo ser combinados com abobrinha, cenoura, brócoli, pimentão, broto de bambu, mini milho, cogumelo, vagem, aipo e broto de feijão. Além  disso, as receitas podem ser incrementadas com amendoim (ou manteiga de amendoim), castanha de caju, pimenta vermelha ou gengibre. Quanto às especiarias, essas podem ser usadas sozinhas ou combinadas entre si. Sempre temos aqui em casa curry, paprica, cominho, coentro, cúrcuma, canela, pimenta síria e capim limão e geralmente usamos mais de uma juntas para o preparo dessas receitas.

Uma coisa que dificilmente variamos nesses pratos é o arroz: usamos frequentemente o basmati. Este é uma variedade de grão longo de origem indiana, o qual possui um aroma intenso e um sabor característico. Por causa disso, sempre que o cozinhamos, acabamos não usando tempero algum, apenas sal.

O toque especial dessa receita é o tandoori masala. Essa mistura de especiarias varia de região para região e geralmente contém pimenta do reino, cravo em pó, canela, cominho, gengibre, cebola, alho, pimenta caiena e páprica, a qual dá a cor avermelhada à mistura.

Para o preparo, usamos um wok. Essa panela, geralmente de ferro ou aço inoxidável suporta altas temperaturas e não necessita de muito óleo para o cozimento. Mas o wok não é de todo necessário. Antes de sua compra, preparávamos esses pratos em frigideira comum e sempre funcionou. A diferença fica por conta das altas temperaturas: no wok a carne pode ser grelhada mais rápido, conservando assim sua maciez e grande parte de seus sucos.

Frango tandoori com abobrinha

Dificuldade: Facil
Rendimento: 3 a 4 porções
Preparo: 15 minutos
Cozimento: 20 minutos

Ingredientes:

  • 500 gr de peito de frango
  • 1 abobrinha pequena
  • 3 dentes de alho
  • 400 ml de leite de coco
  • 200 gr (um copo) de arroz basmati
  • 500 ml (dois copos) de água
  • óleo de amendoim, vegetal ou de gergelim para o wok
  • 1 colher de chá de tandoori
  • manteiga para o arroz
  • coentro fresco (não usamos para a receita da foto, pois não é tão fácil de achar por aqui, mas combina muito bem)
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Limpe o peito de frango e corte em tiras. Corte a abobrinha em rodelas finas e os dentes de alho em fatias. Pique o coentro. Reserve tudo.

Derreta a manteiga em uma panela. Enquanto isso, coloque o wok para esquentar (ATENÇÃO: caso esteja usando uma panela com revestimento de teflon, esta não pode ficar vazia por muito tempo exposta à fonte de calor). Junte o arroz à manteiga já derretida e deixe-o fritar um pouco. Adicione a água e em seguida o sal (eu uso uma colher rasa de chá para essa quantidade de arroz). Deixe o arroz ferver em panela semi-tampada e em fogo médio até a água chegar ao nível do arroz. Então tampe a panela e abaixe o fogo. Quando a quantidade de vapor reduzir bastante, retire a panela do fogo e deixe o arroz repousar sem destapar a panela.

Durante o cozimento do arroz o preparo do frango pode ser iniciado. Coloque um pouco de óleo no wok já quente. Então coloque o frango, o sal (para essa quantidade de carne minha medida é de duas colheres rasas de chá) e a pimenta do reino. Frite o frango brevemente até toda a sua superfície ficar branca. Retire do wok e reserve. Volte o wok ao fogo e doure o alho. adicione a abobrinha e frite até as rodelas ficarem levemente douradas. Junte o frango e o tandoori e misture bem. Então coloque o leite de coco e misture novamente. Acerte o sal, se necessário. Retire do fogo e salpique o coentro. Sirva ainda quente.

O vinho:

A velha história de acompanhar um prato com um vinho da região não funciona muit bem nesse caso. O vinho branco clássico para acompanhar pratos asiáticos bem condimentados é o Gewürztraminer da região da Alsácia, na fronteira da França com a Alemanha. Gewürz em alemão significa tempero, palavra a qual condiz bem com esse vinho de leve toque picante no paladar. Sua acidez também é bem alta, o que vai muito bem com pimentas e especiarias.

Como havíamos preparado essa receita espontaneamente em um domingo, dia em que os supermercados e lojas estão fechados por aqui, tivemos que improvisar, pois nao tínhamos nenhum  Gewürztraminer em casa. Então abrimos um Chardonnay, que por sinal não fez feio na harmonização do prato.

Divirtam-se e bom proveito!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Rosa disse:

    Que pena que vcs ficarão pouco tempo aqui, para fazermos essas receitas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s