Pão de iogurte – uma delicia!

em

Pão de iogurte

Não existe nada melhor que saborear um pãozinho quentinho saido do forno com uma manteiguinha derretida… Essa receita de pão é muito especial e inaugura mais uma categoria do nosso blog: Ao forno. Além dos ingredientes básicos como fermento, farinha e açucar, prepararemos aqui uma massa que leva iogurte como um diferencial na receita. O uso do iogurte faz com que a massa fique ainda mais fofinha e saborosa, mas ainda leva o toque do pão caseiro. Depois de pronto, o pão mantém a maciez durante 2 a 3 dias, como se ainda estivese fresco.

A história: Quando eu era pequena a minha vó, a famosa dona Ady, preparava comidas, sobremesas, pães e bolos e eu, curiosa como sempre, acompanhava passo a passo tudo que ela fazia. Acho que vem daí meu gosto por preparar sobremesas e bolos. Um dia uma receita me marcou muito, pois achei o uso de iogurte no preparo de pão um tanto quanto inusitado. No final, o resultado foi uma massa deleciosa, sem gosto de iogurte, mas com uma maciez e um gosto delicado que não me deixava parar de comer.

Com o tempo, coloquei na minha cabeça que um dia teria que repetir aquela maravilha de receita. No começo achei que não ia dar certo, pois eu já tinha feito outras receitas de pães que não ficaram tão boas, mas no final eu consegui sem muito esforço o mesmo resultado que minha vó conseguia com a receita, um pão MARAVILHOSO!

Pão de iogurte

Dificuldade: Facil
Rendimento: 1 a 2 pães grandes
Preparo: 20-25 minutos
Cozimento: 35 minutos

Ingredientes:

  • 800 g de farinha de trigo (sempre deixe sobrar um pouco para dar o ponto)
  • 30 g de fermento biológico fresco
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 ovos
  • 100 g de margarina
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 500 ml de iogurte natural e morno de sua preferência
  • 1 gema para pincelar

Preparo:

Em uma tigela coloque 1 xícara de farinha de trigo, açúcar, o fermento biológico e o iogurte morno. Mexa e deixe descansar até fermentar e aumentar o volume. Depois cubra a massa para aquecer. Caso o dia esteja frio, você também pode colocar a mistura numa vasilha de metal ou virdro e levar no forno em temperatura mínima por alguns minutos.

O próximo passo é acrescentar o restante dos ingredientes (os ovos, o sal e a a margarina) amassando com as mãos e acrescentando o restante da farinha de trigo aos poucos até que a massa desgrude dos dedos. Dica: sove bem por uns 15 minutos para que ela fique ainda mais macia. Obtenha uma massa bem lisinha e deixe descansando e aumentand o volume por 5 min. Não precisa esperar dobrar de tamanho.

Divida em partes e modele os pães. Coloque a massa numa forma untada com óleo e agora sim, deixe a massa crescer até que dobre o volume.  A dica do forno em temperatura baixa vale aqui também. Eu coloco a massa em formas de bolo inglês justamentes pra que o pão tenha o efeito de pão de forma, mas independente do tipo de forma o pão fica bom de qualquer jeito.

Pincele com a gema, faça leves cortes diagonais em cima com uma faca da massa e leve ao forno pré-aquecido, á 180 graus por 35 minutos. Daí vai do seu gosto, se gosta de pão mais douradinho ele ficará uns minutinhos a mais no forno.

Dica: Não vai consegui comer o pão todo em um dia só? Você pode enrolar ele num pano de prato limpo e colocá-lo no armário. Assim ele nao seca por dentro e sua casquinha fica protegida de insetos.

O vinho:

Bem, pão vai bem com qualquer vinho, apenas acompanhado com um bom azeite cai bem como uma entrada ou como um tira-gosto. O que vai contar mesmo na hora de escolher o tipo de vinho é o que vai ser comido junto com o pão. Minha sugestão é o Antepasto de beringela que casa perfeitamente com um Pinot Grigio italiano.

Bem, divirta-se e bom apetite!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Giselle disse:

    O pão ficou uma delícia, mas acho que diminuir a receita não deu mto certo…não ficou tão bonito como o da foto.

  2. ReNata disse:

    Olá Giselle,
    o problema de diminuir a receita é mantar as proporcoes certas.
    Sovar bastante a massa também faz uma grande diferenca.
    Nao fique com medo se a massa ficar um pouco grudenta, por causa do iogurte ela é um pouco mais “molhada”. Entao, nao coloque mais farinha que o pao fica mais seco mesmo.
    Vou testar diminuir a receita e te escrevo novamente.
    Beijoss!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s