Bolo de chocolate sem farinha

em

Bolo de Chocolate sem farinha Ahn? Foi isso que eu li mesmo? Bolo de chocolate sem farinha? Sim! Essa receita é muito boa! Mesmo sendo um pouco trabalhosa, o resultado é um bolo suculento e perfeito para ser servido com um café ou acompanhando com sorvete de baunilha, como sobremesa ou para um lanche durante o dia. Apesar de ser bem calórica, pois a massa é feita basicamente de chocolate e ovo, essa pedida é perfeita para festinhas ou reuniões com amigos e/ou família.

Minha paixão por chocolate vem desde pequena. É difícil encontrar alguém que não se renda ao delicioso sabor. O chocolate como nós consumimos hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. Um chocolate pode ter diversos ingredientes, porém os grãos de cacau torrado e o açúcar são a base do chocolate puro. Adoramos chocolate amargo e meio-amargo, pois além de terem menos calorias (menos açucar) e maior teor de cacau, esses tipos fazem muito bem à saúde! Chocolates com porcentagem de cacau a partir do 50% são benéficos para o sistema circulatório,  estimulantes cerebrais e até mesmo afrodisíaco. Mas é sempre bom não exagerar. Por ser calórico e conter muita energia, o chocolate pode ser, um vilão do peso e causar obesidade se consumido em quantidades elevadas.

Bolo de chocolate sem farinha

Dificuldade: Medio
Rendimento: 12 a 15 pedaços
Preparo: 20-25 minutos
Cozimento: 35-40 minutos

Ingredientes:

  • 8 gemas
  • 8 claras
  • 175g de açucar
  • 450g de chocolate meio amargo
  • 125g de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de café solúvel
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga para untar

Preparo

  1. Aqueça o forno a 200 graus. Enquanto isso, unte uma forma (20 a 25 cm de diâmetro) de fundo falso com manteiga. Coloque uma folha de papel manteiga ao fundo e unte novamente no local. Caso não tenha uma forma de fundo falso, daquelas que abrem e fecham do lado, use uma forma de vidro e sirva o bolo diretamente dela, pois desenformar pode ser um desastre, já que o bolo é muito cremoso.
  2. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas por 1-2 minutos em potência alta ou em banho maria. Misture para que fique homogêneo.
  3. Numa vasilha, bata as gemas até que formem uma espuma. Acrescente o açucar aos poucos e bata até que a mistura forma uma massa clara e cremosa. A essência de baunilha, o café solúvel e o sal devem ser colocados logo após terminar de bater.
  4. Junte a mistura de chocolate com manteiga aos poucos na massa de gemas e açucar. Bata brevemente e em potência baixa até que todos as massas tenham se misturado por completo.  Dica: Aqui deve-se tomar cuidado, pois se batermos muito a massa fica dura, com uma consistência estranha. Então, a partir do momento que as massas se misturarem, não é mais necessário bater.
  5. Em uma outra vasilha, bata as claras em neve até ficar bem firme.
  6. Junte delicadamente com uma colher de pau e sem bater as claras em neve à mistura de chocolate.
  7. Coloque a massa na forma e asse durante 35-40 minutos. O teste do palito (ou faca) deve ser feito depois de 30 minutos de forno para determinar se ele está realmente pronto ou não. É só espetar um palitinho de madeira (palito de dentes ou de churrasquinho) ou faca no centro do bolo. Se na volta ele estiver limpo, ou seja, sem massa líquida grudada à ele, o bolo está pronto. Essa dica vale pra quase qualquer bolo que você faça.
  8. Depois de pronto o bolo pode ser servido ainda morno com uma bola de sorvete ou com creme de leite.

Bem, divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s