Bobó de frango

em

130517_Bobó

Essa receita é daquele tipo que precisa da maior panela que se tem em casa.  Ideal para cozinhar para muita gente, pois não exige muita técnica. Basta ir juntando os ingredientes no panelão e misturando tudo. E por estes motivos, ela inaugura a nova categoria do Farofa: “Servindo um batalhão”.

Originário da África, o bobó tornou-se popular na Bahia. É um prato a base de creme de mandioca, que geralmente leva dendê e leite de coco. Sua versão mais conhecida é a de camarão.

Há uns anos atrás, um amigo nosso prometeu cozinhar um bobó para nós. Como na Alemanha não se acha mandioca em qualquer esquina e a Renata é alérgica a camarão, ele teve que improvisar: usou batatas ao invés de mandioca e substituiu o camarão por frango. Deixou o dendê de lado (hoje sabemos aonde comprar dendê por aqui, mas na época não tínhamos idéia) e começou a cozinhar. Ficou tão bom que prometi a mim mesmo repetir a receita algum dia.

Eis que há pouco tempo atrás íamos fazer um jantar para dez pessoas e queríamos cozinhas algo diferente. Optamos pelo bobó de frango, por ser relativamente fácil de cozinhar em grandes quantidades e funcionar bem com os ingredientes daqui.

Para que o sabor do prato remetesse à cozinha brasileira, abusamos de alguns ingredientes: o coentro e o leite de coco (típicos da culinária baiana) e também da pimenta. Nesse dia usamos pimenta vermelha seca em flocos, muito encontrada nas lanchonetes turcas daqui. Mas como comida picante nem sempre agrada a todos, deixo algumas sugestões para quem prefere algo mais suave: pimenta-de-cheiro ou jalapeños verdes. Estas não possuem um grau de ardência muito alto, mas mesmo assim extremamente saborosas.

Um truque que usamos para aumentar o rendimento do prato foi passar as batatas no mixer (processador também funciona) ao invés de simplesmente amassá-las após cozidas. Isso ajuda a liberar o amido, dando uma consistência pegajosa ao purê. Com isso, para atingir o mesmo ponto, é necessário adicionar uma quantidade maior de leite de coco se comparado com as batatas amassadas, o que resulta em uma maior quantidade de creme e dispensa também o eventual uso da farinha para engrossar.

Bobó de frango

Dificuldade: Medio
Rendimento: 10 porções
Preparo: 15 minutos
Cozimento: 30 minutos

Ingredientes:

130517_Bobó_0

  • 1 kg de filé de frango
  • 1 kg de batatas
  • 5 tomates grandes (mas não do tipo caqui, que são enormes)
  • 5 cebolas médias
  • 400 ml de leite de coco
  • 50 g de extrato de tomate
  • 1 maço de coentro
  • 1 colher de catchup
  • 1 colher de manteiga para refogar
  • azeite para fritar
  • pimenta a gosto (e conforme o gosto)
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

  1. Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar. Enquanto isso, corte a cebola e o tomate em cubos pequenos e pique o coentro.
    130517_Bobó_1
  2. Corte os filés de frango em cubos.
    130517_Bobó_2
  3. Após cozidas, passe as batatas no mixer até que  adquiram a consistência da foto (cuidado para não sobrecarregar o mixer!).
    130517_Bobó_3
  4. Em uma frigideira grande aqueça bem o azeite. Tempere o frango com sal (para essa quantidade usei aproximadamente 4 colheres rasas de chá) e pimenta do reino. Então, frite brevemente os pedaços de frango até que estejam selados por completo, sem deixá-los dourar.
    130517_Bobó_4
  5. Em uma panela grande, derreta a manteiga. Frite a cebola até ficar transparente. Então adicione o tomate. Quando estiverem refogados, coloque o extrato de tomate.
    130517_Bobó_5
  6. Adicione então a batata processada e o leite de coco. Misture
    130517_Bobó_6
  7. Junte então o frango e misture até incorporar. Para certificar que o frango completou seu cozimento, deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre.
    130517_Bobó_7
  8. Por fim, acerte o sal e adicione o coentro picado. Se desejar uma consistência menos espessa, adicione leite aos poucos até atingir o ponto desejado.
    130517_Bobó_8
  9. Sirva com arroz branco.
    130517_Bobó_9

Divirtam-se e bom apetite!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Rosa disse:

    Muito bom. vou fazer com camarão e batata , deve ficar bom.

    1. Tamires Arruda disse:

      Amei !!! Muito bom !!! Vou repetir a receita com camarão!!!

      1. Felipe disse:

        Que bom que gostou, Tamires! Também estamos querendo fazer o teste do bobó com camarão e mandioca. Conte para nós como ficou depois…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s