Paçoca de Colher

em

130614_Final

Junho…um dos meus meses favoritos! Festas juninas. Adoro passar por perto de escolas e vê-las todas enfeitadas com bandeirinhas, sentir o cheiro do quentão, ver as crianças vestidas a caráter nos fim de semanas prontinhas para dançar a quadrilha, ouvir a musiquinha : “Pula fogueira ia ia…pula fogueira io io” , pescaria, BINGO (sou uma bingueira de carteirinha em festas juninas) e claro as comidinhas são sempre um atrativo…cachorro quente, algodão doce, maçã do amor…

As festas juninas são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul) e eram celebradas no dia 24 de junho. Na idade média, essa festa foi “cristianizada” se tornando a festa de São João e mais outros santos entraram nessa leva, tipo Santo Antônio (beeeeeeeeeeeem famoso para as meninas que estão querendo encontrar um namorado/marido… meninas, agora que é a época de colocar o Santo de cabeça para baixo… hahahahahhahaa). O que não faltara nesse mês no Brasil e em vários lugares do mundo, quermesses para vocês queridos leitores visitarem. No Nordeste, festinhas juninas podem ser encontradas em qualquer esquina, sejam nas capitais ou no interior. Basta só seguir o som do arrasta pé, o cheiro de canjica, amendoim cozido e do bolo de carimã. Para quem estiver em São Paulo, a  festa junina da Igreja do Calvário em Pinheiros (Rua Cardeal Arcoverde, 950 – que acontece até o dia 07/07 das 17h30 às 23h30. ) é uma ótima opção.

Vamos inaugurar uma nova categoria aqui no Farofa: É Festa! Nesta categoria vamos postar receitas para serem feitas em ocasiões festivas e especiais. Essa receita foi escolhida por ser um curinga no cardápio, apesar de ser um prato típico das festas juninas ela pode ser servida em festinhas infantis (Aiii…paçoca não tem um gostinho de infância?), churrascos, jantares ou então naquele dia que você tá afim de comer algo diferente e de rápido preparo.

Paçoca de Colher

Dificuldade: Facil
Rendimento:
 aproximadamente 20 unidades
Preparo: 5 minutos
Cozimento: 5 minutos

Ingredientes:130614_1

  • 1 lata de leite condensado
  • 150g de amendoim (salgado ou sem sal)

Preparo:

  1. No triturador (ou liquidificador) adicione o amendoim.
    130614_2
  2. Bater até obter a consistência abaixo.
    130614_3
  3. Em uma panela, misture o leite condensado e a Farofa de amendoim.
    130614_4
  4. Cozinhe por mais ou menos 3 minutos, até que a mistura comece a soltar do fundo da panela –  não precisa formar as famosas “bolinhas” (se não a paçoca pode ficar muito dura). Esse cozimento é apenas para criar a junção dos sabores.
    130614_5
  5. Depois da massa esfriar um pouco, coloque a mistura com o auxílio de duas colheres em copinhos ou em outros recipientes individuais e sirva.
    130614_6

Deliciem-se!

Dica: gosto de usar o amendoim salgado, porque ele quebra um pouco o doce do leite condensado. Não há nada como comer esse docinho acompanhado por um quentão ou vinho quente! 🙂

Viva São João!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s