Focaccia

em

131018_Focaccia

Vamos dar uma voltinha na Itália novamente? O Farofa testou uma receita de Focaccia e apresenta aqui pra vocês. A massa é super macia e o gosto de azeite de oliva toma conta de todo pedacinho abocanhado.

A focaccia é um clássico da cozinha italiana. Consiste basicamente em uma massa de pão aberta, regada com azeite de oliva, sal grosso e alecrim.

Segundo uma lenda antiga as mulheres dos navegadores italianos preparavam uma variação bem acebolada da iguaria para que seus maridos se alimentassem durante as viagens e assim afastarem, devido ao forte sabor que impregnava na boca, outras mulheres em portos em cidades distantes.

A nossa receita não vai cebola, pois preferimos fazer uma receita mais básica, porém vamos dar dicas de outros “recheios” no final.

A dificuldade depende da experiência que você tem com o preparo de pães, classificamos essa receita levando em consideração  pessoas que nunca fizeram pães na vida – por isso os dois chapéuzinhos farofeiros Medio, mas não tenha medo! A massa é boa de trabalhar e os passos são bem fáceis de serem acompanhados.

Focaccia

Dificuldade: Medio
Rendimento:
 5-6 porções
Preparo: Aproximadamente 1 hora e meia
No forno: 20 a 25 minutos

Ingredientes:
131018_Focaccia_0

  • 1 colher de mel
  • 15g de fermento biológico seco
  • 250ml de água morna
  • 80ml de azeite de oliva
  • 550g de farinha e um pouco mais caso a massa nao dê liga.
  • 1 colher de sopa rasa de sal grosso.
  • 6 a 8 dentes de alho (sem cascas e cortados grosseiramente)
  • 200 g de tomates cereja
  • 10 a 15 azeitonas pretas sem caroço
  • 2 a 3 galhinhos de alecrim
  • 1 colher de sopa de ervas varidas
  • 1 colher de chá rasa de pimenta vermelha em flocos
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • Azeite de oliva para untar

Preparo:

  1. Em um copo grande ou vasilha coloque a água morna, o mel e o fermento. Misture com delicadeza. O fermento vai agir com o mel e vai formar um líquido espesso. Deixe descansar por 5 minutos. Em uma outra vasilha já coloque a farinha e reserve.
    131018_Focaccia_1
  2. Depois de passar o tempo de ação da mistura do fermento, acrescente ao líquido o meio copo de azeite e misture. Junte a farinha aos poucos nesse líquido, coloque o sal grosso e misture tudo até formar uma massa lisa e macia. Depois dos ingredientes incorporados, coloque um pouco de farinha em uma superfície plana e limpa para sovar a massa. Não é preciso sovar muito, apenas deixe a massa ficar homogênea e lisa.
    131018_Focaccia_2
  3. Coloque a massa para descancar em uma vasilha grande e untada com azeite de oliva. Depois regue a mesma com mais um pouco de azeite. Reserve e cubra com um pano em um local morno por 45 minutos ou até que a massa dobre de tamanho. Como aqui é frio, eu já pré-aqueci o forno antes e deixei a vasilha com a massa em cima do forno para descansar.
    131018_Focaccia_3
  4. Misture todos os ingredientes de recheio: os tomates cereja cortados em 4, os dente de alho também cortados, as folhinhas de alecrim, as ervas, o azeite, o sal e as azeitonas.
    131018_Focaccia_4
  5. Unte, novamente com azeite, uma assadeira em formato retangular. Despeje toda a massa na assadeira e estique cuidadosamente para as laterais. Com a ajuda dos dedos empurre a massa para os lados e faça “covinhas” com os dedos por toda a superfície. Isso ajuda que o recheio seja incorporado na massa.
  6. Distribua o recheio por toda a massa. Afunde uma ou outra parte do recheio pra dentro da massa para que ele penetre perfeitamente nela.
    131018_Focaccia_5
  7. Espere a focaccia crescer novamente por mais meia hora. Enquanto isso, pré aqueça o forno à 200°C.
  8. Deixe a focaccia assar por 20 à 25 Minutos. Ela não precisa ficar tão douradinha, mas precisa ficar com uma carinha de pão no final.
    131018_Focaccia_6

A explosão de sabor é inigualável. Também, com tanto azeite de oliva, não poderia sair ruim.

Dicas de recheios: Que tal bacon, queijo e cebola? Frite o bacon rapidamente, deixe esfriar e junto os ingredientes como dito acima e coloque por cima da massa. Quer apenas com ervas? Pode também! Coloque tudo que gostar (e que combine) por cima e se delicie com a focaccia. Nunca esqueça apenas, de colocar uma colher de azeite na hora de misturar os ingredientes do recheio.

Divirtam-se e bom apetite!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s