Pão de queijo

em

140402_Pão de queijo

O pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais. Especula-se que a receita exista desde o século 18 em Minas e tornando-se popular no Brasil a partir da década de 1950.

Apesar de ser denominado como “pão”, o pão-de-queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce, acrescido de ovos, sal e queijos.

Sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo. Existem diversas receitas, onde apenas os ingredientes e os tipos de queijo são alterados. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo ou mesmo ambos. O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou a disponiblidade. Os mais utilizados são: muçarela, o parmesão e o queijo da Serra da Canastra.

A receita feita por nós tem como base uma receita trazida de Minas Gerais e passada de geração em geração. Ela leva batata na massa, o que deixa o pão de queijo ainda mais macio por dentro. Como antigamente as fazendas de Minas Gerais não tinham fácil acesso ao polvilho azedo, a solução era usar batata para aumentar o rendimento da fornada.

Os créditos da receita pra mineira Sandryni Lima, que nos ajuda muito no blog e já é uma “co-Farofeira” de primeira categoria!

Pão de queijo

Dificuldade: Medio
Rendimento: de 110 a 120 pãezinhos tamanho coquetel
Preparo: 20 minutos
No forno: 10 a 15 minutos

Ingredientes:

  • 800g de polvilho azedo (na Alemanha usa-se Tapiokamehl, encontrado em lojas orientais)
  • 650g de batata (bem cozida e amassada)
  • 250g de manteiga sem sal derretida
  • 700g de queijo ralado (300g de parmesão, 200g de gouda, 200g muçarela ou Feta pra quem mora na Alemanha)
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó para bolo
  • 350ml de leite (e mais um pouco pra dar o ponto da massa)
  • Sal à gosto

Preparo:

  1. Misture os ingredientes secos (queijos, sal, polvilho, fermento) em uma vasilha grande.
  2. Aos poucos, coloque a batata, a manteiga e os ovos (nessa ordem) e um pouco do leite (mais ou menos 100ml) e misture tudo devagar amassando e incorporando os ingredientes.
  3. Continue adicionando o restante do leite aos poucos, sempre misturando a massa. O ponto dela é atingido quando todos os ingredientes secos se misturaram e a textura da massa permitir fazer bolinhas que não se desmancham ou derretam. Por isso, se precisar colocar mais leite na massa, coloque-o aos poucos, sempre misturando tudo. Não é preciso sovar.
    140402_Pão de queijo_1
  4. Prove a massa para ver se é preciso adicionar sal.
  5. Aqueça o forno à 250 °C , pois os pães devem ser assados em forno bem quente. Faça as bolinhas. As nossas tem um “tamanho coquetel”, de mais ou menos 3cm de diâmetro. Vale frisar que os pães crescem um pouco no forno.
    140402_Pão de queijo_2
  6. Deixe os pãezinhos entre 10 a 15 minutos no forno em uma forma coberta com papel manteiga. Quando estiverem levemente dourados, retire-os,  deixe esfriar um pouco e sirva.
    140402_Pão de queijo_3

DICA 1: Caso queira congelar, reserve um espaço no congelador e coloque as bolinhas primeiramente para congelar em pequenos grupos, evitando que se encostem para que não grudem. Depois de meia hora elas estarão quase congeladas e podem ser separadas em saquinhos. Assim elas mantém o formato redondo quando forem retiradas para assar. Os pães congelados devem ir para o forno assim que retirados do congelador. O tempo de preparo após retirar do congelador é de 15 minutos ou até ficarem levemente dourados.

DICA 2: Misture outros tipos de queijos na massa, mantendo as proporções das quantidades sugeridas aqui na receita. Lembre-se que ao utilizar um queijo com sabor mais marcante (como o parmesão), seu gosto sobressairá dentre os outros.

Experimente servir com requeijão cremoso, manteiga ou até mesmo doce de leite.

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s