Guisado de costela de boi

em

Guisado de costela

O guisado de costela entra em uma categoria de receitas que gosto bastante, pois para esses pratos é possível fazer a maior parte do trabalho em antecedência. Depois é só levar a comida ao forno e esperar a mágica acontecer. Assim sobra tempo para dar uma relaxada, dar atenção aos convidados ou ainda cozinhar a entrada ou a sobremesa tranquilamente. 

Adaptei essa receita do short ribs do chefe inglês Gordon Ramsey. O tipo de corte de carne que ele usou em sua receita é o equivalente à costela de ripa no Brasil ou a Zwergrippen aqui na Alemanha. O bom desse tipo de receita é que não é preciso investir muito em cortes de carne caros. Após sair do forno a carne fica tão macia que pode ser cortada apenas com o garfo.

Guisado de costela

Dificuldade: Medio
Rendimento: 4 porções
Preparo: 20 minutos
No forno: 2 horas e meia

Ingredientes:

140716_Short rib_0

  • 1,5 kg de costela de ripa
  • 1 cabeça de alho
  • 4 cenouras descascadas
  • 750 ml de vinho tinto
  • 300 g de champignon fresco
  • 100 g de bacon cortado em cubinhos
  • 2 cebolinhas com o bulbo
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 2 folhas de louro
  • 500 ml de fundo ou caldo de carne
  • azeite de oliva para fritar
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

  1. Corte os bifes de costela de modo que cada um fique apenas com um osso e tempere com sal. Aqueça então uma panela que vá ao forno, adicione azeite de oliva e sele as costelas. Em seguida adicione o extrato de tomate. Misture bem até incorporar. Corte então a cabeça de alho na metade e leve a panela.
  2.  Adicione o vinho e de uma raspadinha no fundo da panela para dissolver a carne e extrato de tomate caramelizados no líquido e realçar o sabor. Adicione então as cenouras cortadas grosseirameinte e as folhas de louro. Deixe o vinho reduzir pela metade, então adicione o caldo ou fundo de carne. Após levantar fervura, cubra a panela com papel alumínio (ou a própria tampa, se for apropriada) e leve ao forno a 180°C por 2 horas e meia.
    140716_Short rib_1
  3. Pouco antes de ficar pronto, aqueça um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e doure o bacon. Adicione os champignons cortados em 4 até pegarem cor. Junte então a cebolinha picada, misture tudo, retire do fogo e reserve.
  4. Retire as costelas do forno. Passe o alho em uma peneira e misture no caldo. Para servir, disponha as costelas nos pratos, regue-as com o caldo do cozimento e salpique o champignon com bacon.
    140716_Short rib_2

Nossa sugestão para acompanhar o guisado é um purê de batata com abóbora. Combina muito bem, pois o doce da abóbora equilibra a acidez do vinho e do extrato de tomate.

Dica: caso não tenha uma dessas panelas apropriadas para forno disponível, uma panela ou frigideira normal pode ser usada para o início do preparo. Antes de levar ao forno transfira todo o seu conteúdo para um refratário.

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    Boa dica para almoço do dia dos pais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s