L’Antica Scuderia

em

L'Antica Scuderia 1

Foi em uma viagem à Italia junto com meus pais e meus tios em 2012 que encontramos esse restaurante por acaso. Em um belo dia de sol saímos de San Gimignano em direção a Greve in Chianti. Já era por volta de 2 horas da tarde e ainda não tinhamos almoçado. Como estávamos todos com fome, decidimos parar no próximo restaurante que aparecesse no caminho. Eis que então chegamos a uma cidade bem pequena e aparentemente bem antiga chamada Tavarnelle Val di Pesa. A princípio pensamos que não iriamos achar nada por alí, mas em uma ruazinha bem estreita demos de cara com o restaurante l’Antica Scuderia.

Chegamos e notei que estávamos próximos ao horário de pausa, mesmo assim fomos recebidos com simpatia. Entramos e decidimos sentar do lado de fora, já que o dia estava ensolarado. O visual era fantástico e as plantações de uva nas montanhas nos lembravam que estávamos no meio da Toscana. Logo chegaram os cardápios e é claro, os pães.

Scuderia (4)

A carta de vinhos, como em qualquer bom restaurante italiano, era imensa. Como cada um iria comer algo diferente, preferi optar por um Chianti Classico, vinho da região com boas chances de acompanhar bem desde massas até carnes.

Scuderia (2)

Como todos estavam famintos (inclusive eu), não tive chance de experimentar e fotografar todos os pratos. Mas dos quais eu provei, posso dizer que a qualidade era excepcional. O Ossobuco estava muito bem feito, com as cenouras cozidas no ponto certo, nem muito moles nem muito duras. O filé ao balsâmico estáva ótimo, porém muito mal-passado. Pedimos para passar um pouco mais e o garçom levou o prato sem exitar, mas disse em tom de brincadeira que assim iria estragar o filé. Ponto para o serviço simpático!

Scuderia (6)

O meu prato foi um filé ao molho de anchovas, a primeira foto do post. Lembro que tinha pedido outra coisa, mas como o que pedi primeiramente havia acabado, o garçom sugeriu este prato. Aceitei a sugestão, apesar de ficar com um pé atrás, pois nunca havia provado a mistura de carne e peixe. Hoje sou bem grato pela sugestão. O sabor da anchova não aparece no prato, mas destaca o gosto da carne. Levei a dica de volta para casa e uso até hoje quando vou cozinhar pratos com carne.

Quanto ao preço, esta foi a refeição mais cara da viagem. Mas gastei cada centavo muito satisfeito, pois além da bela vista e do ótimo atendimento, a qualidade da comida era  bem superior à dos outros restaurantes que visitamos. Uma parada inusitada nos rendeu a melhor experiência gastronômica da viagem.

Scuderia (5)

Para quem passar pela Toscana, recomendo uma parada no l’Antica Scuderia.

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Rosa Maria disse:

    Eu estava lá … e foi muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s