Pudim de coco com caramelo balsâmico

em

140903_Pudim de coco_b

O Pudim de coco é uma receita que muita dona de casa sabe fazer. Essa receita saiu do livro de receitas da minha avó e eu fui dando um toque pessoal toda vez que fazia de novo, o que acabou deixando o pudim ainda mais gostoso. O caramelo balsâmico veio de uma outra receita que fazemos, que levava figos e qualhada. Um dia, eu tinha preparado o pudim e me faltou uma calda, já que minha receita original não leva calda na forma. Assim reguei o pudim já frio com a calda que sobrou da sobremesa de figo e o resultado foi impressionante. Além de fácil de fazer, o caramelo balsâmico reavivou o gosto de coco do pudim e ainda deu um toque gourmet na receita.

Experimente e nos conte o que achou!

Pudim de coco com caramelo balsâmico

Dificuldade:Facil
Rendimento: 12 porções
Preparo: 15 minutos
No forno: 45 minutos

Pudim:

140903_Pudim de coco_0

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 e meia medida (lata de leite condensado) de leite de coco
  • meia medida da lata de leite de vaca
  • 150 gr de coco ralado
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de amido de milho

Calda:

  • 200 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 4 colheres de chá de acetato balsâmico

Preparo:

  1. Primeiro faça a calda. Coloque o açúcar em uma frigideira para derreter em fogo médio/baixo. Antenção, não mexa mais o açúcar na panela, se não corre o risco da calda açucarar e ficar dura.
  2. Quando a calda começar a ficar caramelada (marrom) e o açúcar quase todo derretido na panela, coloque a manteiga. Não se assuste, pois calda irá borbulhar bastante. Continue mexendo tudo até a manteiga derreter toda e misturar na calda de açúcar.
  3. Coloque o acetato balsâmico e mexa até ficar o caramelo ficar homogênio. Tire a calda do fogão.
  4. Coloque a calda na forma, cobrindo suas paredes. Use uma colher caso precise de ajuda. Cuidado, pois a forma fica muito quente! Por isso sempre use um pano ou luva para segurá-la. Deixe um pouquinho de calda ainda no fundo.
    140903_Pudim de coco_1
  5. Pré aqueça o forno a 180°C. Enquanto isso bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador ou com ajuda de um mixer por 5 minutos.
  6. Despeje a mistura na forma caramelizada e coloque no forno por 45 minutos. Depois de 40 minutos faça o teste do palito para ver como está o seu pudim. Talvez ele precise ficar mais um pouco no forno, já que cada forno funciona de forma diferente.
  7. Depois de pronto, retire do forno e deixe esfriar antes de colocar na geladeira. Lá o pudim deve ficar por pelo menos 6 horas antes de servir.
  8. Passe uma faca de ponta fina nas bordas do pudim, caso este grude na forma, para facilitar na hora de desenformar. Desenforme e sirva.
    140903_Pudim de coco_2

Dica: Caso goste do seu pudim com bastante caramelo, aumente a quantidade de ingredientes da calda, coloque só o nessecario para caramelizar a forma, coloque meia xícara de agua no restente, deixe ferver e reserve o resto em um potinho na geladeira. Na hora de servir, coloque em uma vasilha que possa ir ao microondas, esquente um pouco e coloque a calda extra à mesa.

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. juçara rodriguez disse:

    Farei. Deve ficar uma delicia.

    1. Anônimo disse:

      Nao irá se arrepender 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s