Falafel – Bolinho de Grão de Bico

em

falafel

O falafel é um bolinho de grão de bico que tem origem no Oriente Médio. Não se sabe ao certo quem inventou esse prato, se foram os árabes muçulmanos ou se foram os judeus. Há ainda quem diga que essa iguaria nasceu no Egito antigo. Como a grande maioria dos pratos árabes, ele possui um mix de sabores incríveis, combinando dentre outros cominho, azeite, salsinha, cebola e sal.O bolinho tornou-se popular no mundo todo graças aos vegetarianos e veganos, por ser uma alternativa a comida de rua.

Falafel – Bolinho de Grão de Bico

Dificuldade:Facil 
Rendimento: 60 bolinhos (aproximadamente)
Preparo: 20 minutos
No forno: 40 minutos

De molho: 12 horas

Ingredientes:
  • 300g de grão de bico
  • 1 cebola roxa média
  • 2 dentes de alho (dos grandes)
  • 1 colher de sopa de cominho
  • 100ml de azeite
  • Suco de 2 limões médios
  • 50g de aveia fina
  • Salsinha e sal a gosto
Preparo:
  1. Coloque em um recipiente o grão de bico e cubra-o com água fervente. O ideal é que o recipiente o qual você deixará o grão de bico tenha uma tampa (para fechá-lo), caso não tenha, cubra-o com papel filme. Deixe de molho por 12h.
  2. Após esperar o tempo de molho dos grão, escorra-os e reserve.
  3. Em um processador de alimentos ou liquidificador, bata a cebola e os dentes de alho até obter um pastinha. Retire do seu utensílio e reserve.DSC_0285
  4. Coloque no seu aparato os grãos, o suco dos limões e o azeite. Bata os até obter a consistência abaixo (não precisa processar por completo, deixe uns pedacinhos).
    DSC_0286
  5. Em uma tigela, coloque a pasta obtida do passo acima, adicione a cebola e o alho processados, o sal, o cominho, a salsinha e a aveia. Misture tudo e experimente. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto.
  6. Faça bolinhas com as mãos, do tamanho que você achar melhor. Unte uma forma com azeite e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até o falafel estiver mais consistente e levemente dourado por fora.DSC_0287

Dicas: Para quem gosta de uma friturinha, o falafel pode ser frito também! Nesse caso adicione mais 50g de aveia na receita para ela ficar mais crocante. Eu gosto muito de comer esses bolinhos no pão Pita com Guacamole (na pegada vegana, eu tiro os ovos e o queijo da receita que temos aqui no Farofa).O Falafel acompanha muito bem com uma cerveja!

Você pode congelar parte dessa receita, coloque os bolinhos ainda crus em uma forma e leve ao congelador por aproximadamente 1h, retire-os e armazene onde preferir (em saquinhos, potes e etc). Para cozinhá-los novamente, basta retirá-los do congelador e colocar direto no forno (claro que o tempo de cozimento será maior do proposto inicialmente na receita) ou frite-os.

DSC_0288

Outra dica importante, já experimentei fazer essa receita com grão de bico cozido na panela de pressão e não funciona muito bem. Na hora que você processa os grãos eles ficam muito pastosos, portanto não é muito indicado para essa receita de falafel.

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Carlos Henrique disse:

    Fiz antes de ontem e ficou muito bom!
    Pra falar a verdade eu fiquei com o pé atrás com uma colher de sopa de cominho, mas decidi fazer igualzinho a receita diz e ficou um espetáculo, pena que acabou hoje.
    O sabor do cominho é o primeiro a aparecer na boca, depois é possível sentir o gosto de cada um dos demais ingredientes, sem contar que a consistência dos pedaços de grão de bico fazem o falafel ser um sem-parar.
    A consistência da massa dá a impressão que não vai funcionar e que vai quebrar toda só por olhar, mas muito pelo contrário.
    Recomendo fazerem mais de uma receita, senão acaba muito rápido.

    1. Felipe disse:

      Legal que você curtiu o falafel, Carlos. Quando fizer alguma outra receita, passe aqui para contar como ficou!

      Um abraço,
      Felipe

  2. Liv Martins disse:

    Essa receita é muito boa! Adoro falafel, sempre comia em uma restaurante da nossa cidade. Mas tinha dia que vinha sem sal, outro dia meio congelado… Agradeço por vocês postarem a receita, é a melhor que já fizemos (e olha, testamos algumas!). Quanto ao cominho, sempre colocamos 1/2 colher de sopa e adicionamos um pouco de hortelã. A briga aqui em casa é que eu prefiro assado, meu marido prefere frito. As duas formas são ótimas. Essa receita é excelente para receber amigos vegetarianos e veganos. Beijão!

    1. Felipe disse:

      Que bom que gostou, Liv!

      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s