Tortilha espanhola de batatas

em

150128_Tortilla espanhola_1a

A tortilha espanhola pertence a um tipo de prato conhecido como tapas, o qual consiste de pequenas porções para petiscar. Para mim é um belo exemplo de comida de boteco, pois acompanha muito bem uma cervejinha e vai muito bem tanto quente quanto fria.

Apesar de ser bem fácil de fazer, há apenas um ponto do preparo que exige um pouco de destreza e habilidade do cozinheiro: a hora de virar a tortilha. O movimento tem que ser rápido e certeiro para que a tortilha não quebre e é necessário prestar muita atenção para não se queimar na panela quente.

Tortilha espanhola de batatas

Dificuldade:Medio
Rendimento: 4 porções
Preparo: 5 minutos
Cozimento: 25 minutos

Ingredientes:

  • 6 batatas médias
  • 1 cebola
  • 4 ovos
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

  1. Descasque as batatas e corte-as em 4, no sentido do lado mais comprido.  Então corte cada pedaço em fatias bem finas, o mais fino que conseguir. Corte a cebola em tiras.
  2. Cubra o fundo de uma frigideira antiaderente de aproximadamente 24 cm com azeite e aqueça-o em fogo baixo. Junte então as batatas e tempere com sal e pimenta do reino. Junte a cebola e misture bem. Deixe cozinhar por uns 15 minutos, até as batatas ficarem macias, mexendo de vez enquanto para todas as batatas cozinharem por igual. Lembrando que tem que ser em fogo baixo, pois as batatas devem ser cozidas no azeite, e não fritas.
    150128_Tortilla espanhola_0
  3. Enquanto as batatas cozinham, bata bem os ovos até ficar bem cremoso. Logo antes de despejá-los na frigideira, adicione sal e bata brevemente para misturar bem.
  4. Deixe a tortilha  cozinhar por uns 5 minutos, desencostando-a sempre das paredes da frigideira com a ajuda de uma colher. Quando ela estiver consistente na parte de cima é hora de virar. Para isso, retire a frigideira do fogo, cubra-a com um prato e com a ajuda de um pano (cuidado para não se queimar!) vire. A tortilha deve se soltar facilmente da frigideira. Com a ajuda de uma espátula escorregue a tortilha de volta para a panela. Deixe cozinhar por mais uns 5  minutos, chacoalhando a panela levemente para os lados para que a tortilha não grude.
    150128_Tortilla espanhola

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    não gostei muito porque é meio complicado de se preparar.

    1. Felipe disse:

      Olá,

      obrigado pela sua opinião! A receita não é mesmo das mas fáceis, mas vale a pena tentar, fica muito bom!

      Abs,
      Felipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s