Dica de como armazenar as conservas

em

Você está com vontade de fazer aquela receita de geleia ou chutney, mas acha que vai render muito e não vai dar conta de comer tudo antes que estrague? Com essa dica você vai poder armazenar esse tipo de alimento por um longo tempo.

Nesse processo é importante que o alimento a ser armazenado contenha uma grande quantidade de açúcar e algum tipo de ácido. Esses dois ingredientes, em combinação com o longo tempo de cozimento, produzem uma espécie de geleia que desidrata qualquer tipo de bactéria neste ambiente.

Para armazenar as conservas, é necessário recipientes de vidro com tampas de metal de rosquear, assim como os das geleias vendidos no supermercado. Proceda do seguinte modo:

  1. Ferva os potes e as tampas por bons 10 minutos para esterizá-los.
  2. Com o auxílio de uma pinça, também esterilizada, retire o recipiente da água quente e deixe escorrer, tomando cuidado para não encostar a parte de dentro do recipiente em nada que não esteja esterilizado.
  3.  Coloque o alimento a ser conservado ainda quente no recipiente também quente até chegar à marca abaixo da rosca. É importante deixar um espaço entre alimento e tampa para que o lacre da tampa seja puxado para baixo.
  4. Retire a tampa da água com a pinça, escorra e feche o recipiente. Use um pano limpo para segurar a tampa na hora de fechar e muito cuidado para não se queimar!
  5. Quando encher todos os potes, vire-os de cabeça para baixo e deixe-os esfriar. Em seguida, volte-os para a posição normal. O lacre da tampa deve ter sido puxado para baixo e se fixado nessa posição. Guarde-os então em um local fresco e seco.

Muita atenção na hora de consumir as conservas. Se o lacre da tampa não estiver mais fixo, significa que a tampa não estava hermeticamente fechada ou algum tipo de bactéria esteve se alimentando da sua conserva. Neste caso, é melhor não consumir o alimento.

Divirta-se!

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Obrigado pelas dicas, eu comecei a mexer com cozinha depois q eu fiquei solteiro

  2. mariangela paschoal chiari disse:

    OLÁ, perfeita a explicação,
    Envasei a geleia, coloquei a tampa, e virei exatamente como orientado, ao retornar o pote na posição normal, percebi que a geleia não desceu (ficou um espaço no funco do pote), o que devo fazer? Estou fazendo geleias por encomendas, amo fazer geleias….. mande mais receitas.. kk

    1. ReNata disse:

      Olá Mariângela,

      Se as geléias ficarem com o espacinho de ar embaixo do potinho, você pode dar batidinhas com a mão até descer. O ar tende a subir. Talvez a geleia esteja muito densa, ai você pode colocar os potinhos fechados em agua quente por 10 minutos e dar as pancadinhas caso não desça.

      Vou postar mais receitas sim. Estamos testando outras geleias e compotas de frutas e conservando para ver se o gosto continua fresco.

      Você tem uma fruta preferida para “transformar” em geléia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s