Chutney de cebola roxa caramelizada

em

150318_Chutney de cebola roxa (5)O chutney de cebola roxa para mim é a versão 2.0 da nossa cebola caramelizada. Não que a outra receita seja ruim, muito pelo contrário. Mas como para ambas as receitas é necessário um pouco de paciência ao fogão, já que a cebola demora para caramelizar, eu prefiro fazer algo que renda bastante. E é exatamente essa a vantagem do chutney sobre a cebola caramelizada: como ele nada mais é do que uma conserva, é possível fazer quilos de uma vez e guardar em potes hermeticamente fechados por muito tempo.

Nós demos aqui uma dica de como armazenar sua conserva. Se os potes forem esterilizados direitinho e sua vedação for boa, o chutney pode durar anos guardado em local fresco e seco. Uma vez aberto, deve ser conservado em geladeira por até três meses sem problemas.

Chutney de cebola roxa

Dificuldade:Facil 
Rendimento: 4 potes de aproximadamente 150 ml de volume
Preparo: 5 minutos
Cozimento: 60 minutos

Ingredientes:

  • 8 cebolas roxas
  • 1 pimenta vermelha
  • 2 folhas de louro
  • 200 g de açúcar mascavo
  • 150 ml de vinagre balsâmico
  • 150 ml de vinagre de sherry ou vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva de boa qualidade

Preparo:

  1. Corte as cebolas e a pimenta vermelha em meia lua. Em uma frigideira  grande deixe as cebolas junto com a pimenta e o azeite cozinharem em fogo baixo até ficarem com aparência grudenta e caramelizada, por mais ou menos meia hora. Lembre-se de mexer de vez em quando.
  2. Adicione então o açúcar, as folhas de louro e o vinagre e deixe reduzir em fogo baixo até engrossar, por mais ou menos meia hora.
  3. Depois de pronto, retire as folhas de louro e distribua o chutney em potes, usando as dicas de armazenamento de conserva.

Dica: Deixe o chutney maturar por um mês antes de servir. Seu sabor melhora com o tempo!

Nós usamos a nossa primeira porção de chutney para acompanhar um hambúrguer com queijo cheddar no pão australiano. Experimente também!

150318_Chutney de cebola roxa (9)

Divirta-se e bom apetite!

3 comentários Adicione o seu

  1. Sandryni disse:

    Essa receita é muito boa! Amei!

  2. Erika disse:

    Era o que esperava ! Adoro chutneys! Posso fazer com cebola amarela? dizem que é mais doce.. Abs.

Deixe um comentário