Cheesecake

em

Cheesecake-14_Web

O cheesecake já era conhecido dos antigos gregos como uma torta cremosa de queijo, creme, açúcar e biscoitos. Os norte-americanos a criaram então, no século XX, uma receita constituída por uma base de bolacha, um recheio à base de queijo, creme e ovos, e uma cobertura de fruta. Este cheesecake é cozido no forno, no entanto existem inúmeras variações da receita, entre as quais as que são compostas por cream cheese, gelatina, iogurte e não necessitam de forno. O Farofa mostra aqui a nossa versão do Cheesecake que não vai ao forno. Esta versão é 100% do Farofa e foi desenvolvida depois de testarmos inúmeras receitas de cheesecakes que não iam ao forno. Muitas vezes o creme ficou muito gelatinoso, muitas vezes a gelatina não incorporou direito ou a crosta de biscoito não ficou como deveria. Assim, decidi juntar os ingredientes do meu jeito e finalmente consegui a receita perfeita: azedinha porém doce, cremosa e não gelatinosa, refrescante e super fácil de fazer.

Cheesecake

Dificuldade:Facil
Rendimento: 10 porções
Preparo: 30 minutos
Na geladeira: 2 horas

Ingredientes:

140507_Torta de iogurte_0

  • 200g de biscoitos Maria
  • 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente.
  • 600g de cream cheese
  • 300g de iogurte natural
  • 120g de açúcar
  • 4 folhas de gelatina sem sabor e incolor (ou 1 pacotinho de 12g de gelatina em pó incolor)
  • raspas de meio limão
  • suco de meio limão
  • 200g de goiabada derretida ou 1 potinho de geleia da sua preferência

Preparo:

  1. Prenda uma folha de papel manteiga no fundo de uma forma redonda de torta (no mínimo de 22cm de diâmetro) com fundo removível. Reserve.
    140507_Torta de iogurte_2
  2. Faça primeiro a “crostinha” do cheesecake. Primeiro faça uma farofa com os biscoitos Maria, colocando eles em um saquinho plástico e dando batidinhas com o rolo de macarrão até quase esfarelar os biscoitos. Não precisa virar um pó, se ainda sobrarem uns pedaços maiores não tem problema.
  3. Coloque a farofa em uma vasilha e junte a manteiga. Misture tudo até toda a manteiga se incorporar por igual na farofa.
    140507_Torta de iogurte_3
  4. Coloque a mistura de farofa e manteiga no fundo da forma, apertando para que fique bem firme. Talvez sobre um pouco de farofa, pois só é necessário cobrir o fundo da forma.
    140507_Torta de iogurte_4
  5. A forma deve ficar na geladeira por 15 minutos, assim a manteiga endurece novamente e o fundo fica firme.
  6. Agora faça o creme do cheesecake juntando o cream cheese, o iogurte, o açúcar, o suco de limão e suas raspas. Bata tudo com ajuda de um fouet ou na batedeira em velocidade baixa até tudo incorporar.
    140507_Torta de iogurte_5
  7. Prepare a gelatina conforme as instruções no pacote.
  8. Junte a gelatina devagar na massa sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto e despeja a massa na forma com o fundo forrado de biscoito e manteiga.
    140507_Torta de iogurte_6
  9. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.
  10. Coloque a cobertura de goiabada/geléia antes de servir, assim a cobertura não se incorpora ao creme. Volte o cheesecake para a geladeira por mais 1 hora.140507_Torta de iogurte_7

Sirva como sobremesa ou lanche da tarde. Pode ser acompanhado por uma bola de soverte de creme também!

Dica: A cobertura de cima pode ser feita em casa usando frutas vermelhas congeladas, derretidas e cozidas com açúcar em uma frigideira até formar um tipo de geléia. Adicione um pouco de água caso o “purê” fique muito grosso. Deixe ferver em fogo médio/baixo até reduzir. Espere esfriar e coloque em cima do cheesecake, como no passo “10.”.

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s